Pedido de Reserva

Na saída de Ponte de Lima para Ponte da Barca, deparamos com a Casa de Crasto, cuja característica dominante é uma interessante torre. Situada na freguesia de Ribeira, foi pertença, no século XVII, de Francisco de Mello Pereira, cavaleiro de Hábito de Cristo e filho de Lapa de Mello Pereira Maltês, comendador de Sregin e Santáo, que serviu o rei D. João IV.
A história do primeiro senhor da casa é curiosa e bem poderia servir de inspiração para um enredo de tragicomédia. Francisco de Mello Pereira casou com D. Genebra de Jãcome Calheiros, filha do senhor da Casa de Calheiros, que acusou o marido de impotência, negando-se assim a viver em sua companhia. Sendo a questão judicial julgada a favor do marido, dirigiu-se este a Calheiros, acompanhado dos seus irmãos e criados para trazer a sua mulher à força. Aparecendo na casa, foi logo morto com um tiro. A cunhada, D. Maria Fagerdas, vendo isto, começou a gritar da janela, chamando pelos criados. Estes acudiram em tão grande número que os Mellos bateram em retirada, mas não sem que, na refrega, ficassem mortos não apenas o marido de D. Genebra, como o seu irmão Frei José dos Anjos, Garcia de Mello Pereira e um criado. D. Genebra e a mãe recolheram-se num convento de Viana e ás criados refugiaram-se na Galiza.
Passadas décadas, outro dos seus proprietários, Francisco José Barbosa Perre, danificou a casa à procura dum presumível tesouro. Para as obras de restauro que se limitaram à substituição da capela pela torre, Francisco Perre teria encarregado o arquitecto Alípio Pereira Maia. Hoje, a casa pertence a Gracinda da Conceição Pimenta Lopes, que acolhe os hóspedes em instalações recuperadas e funcionais.

Equipamentos

Aquecimento centralEstacionamentoFala-se Espanhol
Fala-se FrancêsFala-se InglêsInternet
JardimLareiraPasseios a Pé
Provas de VinhosTVWi-Fi

Alojamento

1 x Apt. x4
3 x Quarto duplo
3 x Quarto Twin

This will be replaced with the Google Map.

Mais Informação

Outras Ofertas

Loading...